Espionagem chinesa será a maior ameaça ao futuro dos EUA

Espionagem chinesa será a maior ameaça ao futuro dos EUA

A polícia federal norte-americana (FBI) considera que os actos de espionagem e usurpação contínua de informações pelo Governo chinês representam a maior ameaça a longo prazo para o futuro dos Estados Unidos, segundo o Jornal de Notícias. 

Numa intervenção no Instituto Hudson, unidade de investigação com sede em Washington, o director do FBI, Christopher Wray, considerou a China “a maior ameaça a longo prazo à informação e propriedade intelectual e à vitalidade económica” dos Estados Unidos. 

O responsável avançou que o FBI tem mais de 2.000 investigações abertas que estão vinculadas ao Governo chinês. Citado pela imprensa norte-americanaWray disse que piratas informáticos chineses se moveram rapidamente para atacar instituições farmacêuticas e de pesquisa dos EUA, tentando usurpar informação no desenvolvimento de vacinas e tratamentos para a Covid-19. 

O funcionário do FBI descreveu uma poderosa campanha orquestrada por Pequim de espionagem económica, roubo de dados e dinheiro e actividades políticas ilegais, usando suborno e chantagem para influenciar a política interna norte-americana. “Chegamos agora ao ponto em que o FBI abre um novo caso de contra-inteligência relacionado com a China a cada 10 horas”, disse Wray, citado pela cadeia televisiva CNN. 

O director do FBI acusou ainda o Presidente chinês, Xi Jinping, de liderar um programa chamado “Fox Hunt”, destinado a intimidar cidadãos chineses que vivem no exterior, e que são vistos como ameaças pelo Governo de Pequim. 

“Estamos a falar de rivais políticos, dissidentes e críticos que procuram expor as extensas violações dos direitos humanos na China”, disse. 

“A China está envolvida num esforço que envolve todo o Estado chinês para se tornar na única superpotência do mundo, recorrendo a todos os meios necessários”, acrescentou. 

Nos últimos anos, Washington passou a definir a China como a sua “principal ameaça”, apostando numa estratégia de contenção das ambições chinesas, que resultou já numa guerra comercial e tecnológica e em disputas por influência no leste da Ásia.