WP: Trump confirma ter autorizado ciberataque contra Rússia em 2018

WP: Trump confirma ter autorizado ciberataque contra Rússia em 2018

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou em entrevista a um jornal que havia autorizado um ataque cibernético à Agência de Pesquisa na Internet da Rússia, em 2018.

Durante a entrevista, Trump disse ao colunista do Washington Post, Marc Thiessen, que havia ordenado o ataque cibernético de 2018 contra a Agência de Pesquisa na Internet russa, acusada por Washington de liderar a interferência nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016.

“Correcto”, respondeu Trump à pergunta de Thyssen se ele havia lançado o ciberataque há dois anos contra Moscovo, acrescentando que essa decisão fazia parte de uma política mais ampla de confrontar a Rússia em todo o mundo.

O presidente dos Estados Unidos enfatizou que ninguém havia sido mais duro com a Rússia do que ele. Trump também disse ao jornalista que, em 2016, o então presidente dos EUA, Barack Obama, “sabia que a Rússia estava envolvida em manipulação”, mas não disse nada, porque achava que a candidata presidencial Hillary Clinton venceria.

Em 18 de Abril de 2019, o Departamento de Justiça dos EUA divulgou o relatório final da investigação do assessor especial norte-americano, Robert Mueller, sobre alegações de colusão Trump-Rússia e interferência russa nas eleições nos Estados Unidos.

O assessor especial não encontrou nenhum conluio entre autoridades russas e a campanha de Trump, mas alegou que Moscovo tentou interferir nas eleições.

A Rússia negou repetidamente as acusações, dizendo que nunca se intrometeu nos assuntos internos dos EUA.