Na quinta tentativa, Conselho de Segurança da ONU renova auxílio para Síria via Turquia

Na quinta tentativa, Conselho de Segurança da ONU renova auxílio para Síria via Turquia

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou no Sábado a entrega de auxílio para a Síria através de uma travessia de fronteira pela Turquia, um dia depois de a autorização para a operação humanitária, que já dura seis anos, ter expirado, deixando milhões de civis sírios num limbo.

As Nações Unidas descrevem o auxílio entregue pela Turquia como uma “salvação” para os sírios no Noroeste do país. O conselho, composto por 15 membros, estava num impasse, com a maioria dos membros a se voltarem contra a Rússia e a China, aliadas da Síria, que se abstiveram no Sábado durante a quinta votação do conselho sobre o assunto esta semana.

Rússia e China, que têm poder de veto, queriam cortar pela metade as passagens de fronteira pela Turquia, diminuindo para apenas uma, argumentando que o Noroeste da Síria pode ser acedido através do interior do país.

Os países também queriam incluir uma linguagem que, segundo diplomatas ocidentais, culpava as sanções unilaterais contra a Síria pela crise humanitária.

O Embaixador da Alemanha na ONU, Christoph Heusgen, pediu aos colegas chineses e russos para dizer aos seus governos que ele havia perguntado: “como estas pessoas que deram as instruções para cortar o auxílio a 500.000 crianças… vão conseguir olhar-se no espelho amanhã.”

Os membros do conselho também estavam divididos sobre a renovação da autorização por mais seis meses ou um ano. A breve resolução finalmente adotada no Sábado, que foi cunhada pela Alemanha e pela Bélgica, simplesmente autorizou uma travessia por um ano