Vacinas experimentais de Pfizer e BioNTech contra Covid-19 recebem status de “via rápida” de agência dos EUA

Vacinas experimentais de Pfizer e BioNTech contra Covid-19 recebem status de “via rápida” de agência dos EUA

Duas vacinas experimentais desenvolvidas em conjunto pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech e pela gigante farmacêutica norte-americana Pfizer receberam a designação de “via rápida” da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, informaram as duas empresas, nesta Segunda-feira.

As candidatas a vacinas BNT162b1 e BNT162b2 são as mais avançadas entre as pelo menos quatro que estão a ser avaliadas pelas duas companhias em testes nos EUA e na Alemanha.

Neste mês, as duas empresas disseram que a BNT162b1 mostrou potencial contra o vírus e foi bem tolerada no estágio inicial de testes em humanos.

Dados iniciais dos ensaios feitos na Alemanha com a BNT162b1 são esperados para Julho, disseram as empresas.

Se os estudos em andamento tiverem sucesso e as vacinas receberem aprovação regulatória, as empresas dizem esperar produzir até 100 milhões de doses até ao final deste ano e potencialmente mais 1,2 bilião de doses até ao final de 2021.

As companhias afirmaram que esperam iniciar um teste em larga escala com até 30 mil participantes até ao final deste mês, se receberem aprovação das autoridades reguladoras.

O status de “via rápida” dado pela Food and Drug Administration (FDA) serve para acelerar a análise de novos remédios e vacinas que mostram potencial de atender necessidades médicas ainda não resolvidas.