Quem é sozinho se ferrou

Quem é sozinho se ferrou

Sim, o título não está num português mais “aceitável”, mas é só porque isto anda tudo à toa. Eu sei que vamos concordar.

O legislador angolano, de tão inteligente que é, inventou que quem for apanhado na via pública sem máscara é multado. Até aqui tudo bem. O cidadão que sinta no bolso a irresponsabilidade de pôr em perigo a vida de terceiros.

Para começar, convém ser apanhado perto de uma esquadra, ou o caminho pode ser longo. Porque não se pode pagar a multa no local, na hora. E se o cidadão estiver aflito e até tiver saído de casa por uma qualquer maka urgente, tem de ir à esquadra que é lá que se processam as coisas. Incivilizado, mas tolera-se.

E agora vem a parte “boa”: O cidadão comete a infracção, é apanhado, é levado para a esquadra, a culpa é dele, já sabe que daí sairá apenas depois da multa paga, mas… e quase dá para rir, não pode ser ele a ir ao banco pagar a multa, nem será ele a apresentar o comprovativo da multa. Ora bem, o que será de uma pessoa solitária? O que será de uma pessoa apenas de passagem pela localidade? o que será de alguém cujos parentes ou amigos não tenham disponibilidade financeira ou até de tempo naquele momento, ainda que ele tenha maços de dinheiro no bolso ou num cartão electrónico ou magnético? É por causa destas aberrações que alguns cidadãos ficam na cadeia catorze anos por… se fosse neste caso, por uma multa de cinco mil Kwanzas, que não pagam o mata-bicho de quem tão inteligentemente legislou.

E que tal cada esquadra da Polícia ou cada patrulha ter um aparelho para pagamentos automáticos exclusivamente ligado a tal Conta Única do Tesouro? Daria para este caso e para o Estado ficar com milhões e milhões em multas outras de que se sabe que andam a dar corpo aos bolsos de muitos Polícias.

E se o dito aparelho fosse trocado por outro de uma conta particular, aí o cidadão deveria ter como denunciar. Resumindo, quem é sozinho aqui se ferrou, nunca por nada se esqueça da máscara, ainda que a casa esteja a arder. Deixe tudo, mas leve a máscara consigo.