Incêndio destrói órgão e vidraças da catedral francesa de Nantes

Incêndio destrói órgão e vidraças da catedral francesa de Nantes

O procurador Pierre Sennes disse aos jornalistas que três incêndios começaram no local e que as autoridades estavam a tratar o incidente como um acto criminoso. Sennes não deu mais detalhes sobre o assunto.

Dezenas de bombeiros controlaram o fogo depois de várias horas. A fumaça continuava a sair da estrutura gótica depois de as intensas chamas devorarem o seu interior. Este incêndio acontece pouco mais de um ano depois de a catedral de Notre Dame, em Paris, ter o seu tecto e torre principal destruídos.

O incêndio de Nantes começou atrás do órgão, que ficou completamente destruído. As vidraças de cores na parte dianteira da catedral também estouraram. No entanto, os danos não foram tão graves quanto se temia inicialmente. Não é a primeira vez que o fogo danifica esta catedral.

Ela foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, depois de bombardeamentos. Em 1972, outro incêndio destruiu completamente o tecto. Foi finalmente reconstruída, 13 anos depois, com uma estrutura de concreto que substituiu o antigo teto de madeira.