Pfizer e BioNTech anunciam dados promissores de potencial vacina contra Covid-19

A empresa alemã de biotecnologia BioNTech e a farmacêutica norte-americana Pfizer relataram, nesta Segunda-feira, dados adicionais da sua vacina experimental contra o coronavírus que mostraram que ela é segura e induziu resposta imunológica nos pacientes. 

Os resultados se referem a um teste feito na Alemanha com 60 voluntários saudáveis e são divulgados após as companhias anunciarem neste mês dados de um teste em estágio inicial correspondente feito nos Estados Unidos. 

As empresas disseram que os dados também demonstraram uma indução de alto nível de reacções de células T contra o novo coronavírus. Mais de 150 vacinas em potencial estão a ser desenvolvidas e testadas em todo o mundo para se tentar deter a pandemia. 

Existem 23 candidatas em testes clínicos em humanos, entre elas a da Moderna e a da AstraZeneca. O teste revelou que os voluntários que receberam duas doses da vacina produziram anti-corpos neutralizadores de vírus, um resultado semelhante ao do teste norte-americano. 

Os dados estão disponíveis na Internet e a serem revisados pela comunidade científica para publicação, informaram as companhias. Especialistas alertaram, porém, que serão necessários de 12 a 18 meses para se desenvolver uma vacina segura e eficiente. 

error: Content is protected !!