Quem interessa mesmo…

Não é para desprestigiar ninguém, mas o mundo começa a dar sinais de que há nele muita coisa trocada e que se deve pôr no seu devido lugar. 

Eu lia sobre ciência normalmente na Science ou na Nature e em algumas secções sobre a temática de uns poucos jornais. Hoje toda a gente olha para os jornais, blogs, etc., em busca de uma notícia relacionada com a Covid-19. É ver como os marcadores têm números altos nos posts sobre o assunto. Se há um medicamento, como vai a evolução das vacinas em período experimental, etc… De presidentes a estudantes, aos religiosos, todos querem saber. E alguns poucos cientistas vão tendo os nomes conhecidos, mais ainda os laboratórios em que trabalham. 

Até há bem pouco tempo, só as olhadas que recebiam aqueles fulanos de óculos que passam a vida entre pipetas, lâminas e microscópios, as mulheres então, sem tempo para passar horas ao espelho, às vezes mal-arranjadas, mas nunca se lhes dava a importância que realmente têm. Hoje, toda a gente espera que das suas mãos saia a salvação da humanidade. 

É um pouco como os jornalistas, estes intratáveis e desprezíveis, chatos, lunáticos, mas agora são os portadores das mensagens por que mais se espera. Pergunta-se-lhes: “então, há novidades sobre as vacinas?” alguém terá de anunciar ao mundo quando chegar a hora, alguém terá de revelar aquilo que os outros “desprezíveis” estão a criar. 

Mais desprezíveis ainda em países como o nosso, onde as misses e manequins ganham carros, apartamentos, centenas de milhares de dólares por desfilarem numa passadeira ou por outro tipo qualquer de serviço, e um cientista não só não se lhe permite trabalhar, como vive em casa alugada num bairro de areia, anda de candongueiro e mal se alimenta. As meninas e os meninos bonitos, alguns só por se mostrarem a rebolar, têm espaço na televisão, nas capas de revistas… e a propósito, já alguém ouviu dizer que o Presidente, o actual ou o anterior, alguma vez recebeu ou reuniu um grupo de cientistas ou pesquisadores angolanos? Activistas e músicos já. 

error: Content is protected !!