Rússia conclui com sucesso testes de vacina contra coronavírus

Rússia conclui com sucesso testes de vacina contra coronavírus

A Rússia concluiu testes clínicos de vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), que foram realizados pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei, no Hospital Militar Burdenko, anunciou, nesta Segunda-feira (20), o Ministério da Defesa da Rússia. 

“Os resultados dos testes disponíveis mostram claramente que todos os voluntários têm uma resposta imune à vacinação. Não foi detectado nenhum efeito colateral, complicações, reacções indesejáveis [ou] reclamações sobre o estado de saúde dos voluntários no momento da alta”, afirmou o ministério. 

No mesmo dia (20), foram dispensados 20 voluntários. Todos os dados serão transmitidos ao Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei, que os processará. Em seguida, está planeado o registo estatal do medicamento. 

Anteriormente, o coronel Sergei Borisevich, que comanda o 48º Instituto Central de Pesquisa Científica das Tropas de Defesa Química, Biológica e Radiológica da Rússia, disse que o alto nível de anticorpos surgido após a introdução da vacina permaneceria no corpo por um longo tempo. 

“As capacidades da plataforma, onde antes foram desenvolvidas as vacinas contra o Ébola e uma vacina contra a Síndrome Respiratória do Oriente Médio [MERS, na sigla em inglês], permitirão manter a camada protectora produzida após a imunização por um longo tempo”, explicou. 

Em 11 de Março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus, produtor da doença Covid-19, uma pandemia mundial. Cerca de 14,5 milhões de casos foram detectados no mundo inteiro e mais de 606.000 pessoas já morreram, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, EUA.