BNA continua com mão pesada e aplica mais sanções

BNA continua com mão pesada e aplica mais sanções

De 1 de Abril a 30 de Junho de 2020, o Banco Nacional de Angola moveu 35 processos sancionatórios, sendo 26 respeitantes a instituições financeiras bancárias (IFB’s), e nove respeitantes a instituições financeiras não bancárias (IFNB).

Os 26 processos movidos contra bancos, culminaram com a aplicação de sanções pecuniárias, num valor global de Kz 556 000 000,00 (quinhentos e cinquenta e seis milhões de Kwanzas), dos quais três foram correspondentes a processos de natureza cambial, dois de conduta financeira e 21 de natureza prudencial, conforme detalhado num mapa publicado no seu sítio na Internet.

No mesmo período, foram instaurados um total de nove processos sancionatórios contra instituições financeiras não bancárias, que culminaram com a aplicação de sanções pecuniárias, totalizando um agregado de Kz. 28.500 000,00 (vinte e oito milhões e quinhentos mil Kwanzas), dos quais dois corresponderam a processos de natureza cambial, um de conduta financeira e seis de natureza prudencial.

Alteração da data de realização da próxima sessão do Comité de Política Monetária

O Banco Nacional de Angola informa também no seu site que sessão do Comité de Política Monetária (CPM) inicialmente anunciada para ontem, 24 de Julho, foi adiada para o dia 28 de Julho, mantendo-se na agenda de trabalhos a análise da evolução dos indicadores macroeconómicos e análise dos mercados monetário e cambial, visando a formulação da política monetária de acordo com os seus objectivos e metas.