Mais 36 novos infectados de Covid-19, quatro óbitos e um recuperado em 24 horas

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, revelou, ontem, em Luanda, que nas últimas 24 horas foram confirmados 36 novos casos de Covid-19, quatro óbitos, e um recuperado, elevando a cifra para um total de 916 infectados, dentre os quais 39 óbitos e 241 recuperados

Os quatro cidadãos angolanos que perderam a vida ontem, em Luanda, em consequência da Covid- 19, estavam internados nas unidades sanitárias da Clínica Girassol, Hospital de Campanha da Zona Económica Especial e Hospital Américo Boavida. Trata-se de um menino de apenas 14 anos de idade, um indivíduo de 58 e duas outras pessoas, de ambos os sexos, de 63 anos.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava durante a apresentação do balanço diário sobre a pandemia no país, no CIAM, esclareceu que os 36 novos casos positivos foram registados em Luanda, sendo as localidades mais afectadas Belas, Maianga, Rangel e Ingombota.

Disse que os novos pacientes têm idades compreendidas entre os 22 e os 63 anos e são na sua maioria do sexo masculino, isto é, 22 homens e 14 mulheres.

Deste modo, o país passou a ter 916 casos infectados, dos quais 39 mortos, 242 recuperados e 655 casos activos, e, destes, 12 estão em estado crítico com ventilação mecânica invasiva, três necessitam de hemodialise e os restantes estão clinicamente estáveis.

“Informamos também que o grosso dos nossos doentes de Covid- 19 está na faixa etária de 20 a 59 anos de idades, sendo que predomina o sexo masculino”, revelou, sublinhando que nas últimas 24 horas foram processadas 311 amostras no laboratório da biologia molecular, das quais 36 foram positivas e 1.107 negativas.

No total de amostras recebidas, fez saber que foram processadas até a presente data 58.323 amostras, das quais 916 foram positivas, 57.407 negativas e o resto encontra- se em processamento.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu, nas últimas 24 horas, 77 chamadas, das quais uma denúncia de casos suspeito de Covid-19 e 76 pedidos de informação sobre o vírus.

Realizados 311 testes rápidos serológicos

Franco Mufinda explicou que nas últimas 24 horas foram realizados 311 testes rápidos serológicos, dos quais 37 foram reactivos, o que significa que 11.8 em cada 100 pessoas rastreadas estiveram expostas ao SARS-CoV-2.

Desde o arranque da campanha de testagem massiva já foram realizados 29.642 testes serológicos, dos quais 1.555 foram reactivos, o que significa que cinco em cada 100 pessoas rastreadas estiveram expostas ao SARS-CoV-2.

Por outro lado, governante explicou que no período em referência 49 pessoas receberam alta, sendo cinco na província de Luanda, quatro no Cuanza-Norte, 28 no Huambo, seis na Huíla, cinco no Uíge e uma em Benguela.

“Também informar que, nas últimas 24 horas, algumas províncias tiveram a reacção a testagem rápida, mormente as províncias do Bié, Cabinda, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul que reportaram, cada uma, um caso activo. De uma forma geral, foram quatro casos reactivos reportados a nível nacional”, disse.

De recordar que o novo Coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela pandemia da Covid-19, surgiu na China em Dezembro de 2019. O surto espalhou-se pelo mundo e já vitimou centenas de milhares de pessoas, tendo levado a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia global.

error: Content is protected !!