Covid-19 chega ao Cuanza-Sul

A situação epidemiológica nas últimas 24 horas voltou alterar-se. O país confirmou mais 16 novos casos de Covid- 19, dos quais um caso importado na província do Cuanza- Sul e mais um óbito, perfazendo um total de 932 infectados, dentre eles 40 mortos e 242 recuperados, anunciou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda

Franco Mufinda revelou que o primeiro caso registado na província do Cuanza- Sul é importado de Luanda. Trata-se de uma angolana de 35 anos de idade que neste momento se encontra no centro de tratamento de casos de Covid-19 do Sumbe, capital da província.  

Durante a apresentação do balanço diário sobre a pandemia no país, em Luanda, esclareceu que os outros 15 novos casos confirmados foram notificados nas localidades luandenses de Belas, Maianga, Ingombota, Talatona, Cacuaco e Viana. Eles têm idades compreendidas entre os 2 e os 82 anos e, contrariamente ao que tem sido habitual, a maioria destas pessoas diagnosticadas com a doença são do sexo feminino, oito, e sete do sexo masculino. 

 Por outro lado, Franco Mufinda confirmou a morte de mais um angolano por Covid-19. Trata-se de uma mulher de 41 anos de idade que estava internada no Hospital Geral de Luanda.  

Deste modo, Angola conta 932 infectados, dos quais 40 mortos, 242 recuperados e 650 casos activos, sendo que destes, 14 estão em estado crítico com ventilação mecânica invasiva, três necessitam de hemodialise e os restantes estão clinicamente estáveis. De acordo com o governante, nas últimas 24 horas foram processadas 282 amostras no laboratório da biologia molecular, das quais 16 foram positivas e 266 negativas.

Mais de 58 mil amostras processadas

No total de amostras recebidas até agora pelo laboratório, foram processadas 58.605, das quais 932 foram positivas, 57.673 negativas e o resto encontra-se em processamento.  

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou, no período em referência, 44 chamadas relacionadas com pedidos de informação sobre Covid-19.  

Quanto à testagem serológica, nas últimas 24 horas realizaram-se 91 testes rápidos, dos quais 5 foram reactivos, o que significa que 5.5 em cada 100 pessoas rastreadas estiveram expostas ao SARSCoV– 2.  

No total, foram realizados 29.733 testes serológicos, sendo 1.600 reactivos, o que significa que 5.4 em cada 100 pessoas rastreadas estiveram expostas ao SARS-CoV-2. 

Província da Lunda-Sul com caso IgM  

Franco Mufinda revelou que os casos reactivos por províncias, nas últimas 24, ilustram um caso na província da Lunda-Sul, com IgM, amostra essa que está a caminho de Luanda para confirmação de se tratar, ou não, de Covid-19.  

Ainda ontem, 13 pessoas receberam alta, sendo nove na província de Luanda, e quatro em Benguela.  

Por outro lado, o governante advertiu mais uma vez sobre o cenário actual do comportamento da doença, tendo em conta o aumento de casos e óbitos. Apelou ao redobrar das medidas de prevenção, que passam pelo uso correcto e obrigatório da máscara facial, a lavagem frequente das mãos, entre outros.  

De recordar que o novo Coronavírus (SARSCoV- 2), responsável pela pandemia da Covid-19, surgiu na China em Dezembro de 2019. O surto espalhou-se pelo mundo e já vitimou centenas de milhares de pessoas, tendo levado a Organização Mundial da Saúde (OMS), a declarar uma situação de pandemia global.  

Dados  

Número de casos suspeitos investigados – 1.675  

Número de contactos sob vigilância – 3.913  

Pessoas em quarentena institucional – 465 

leave a reply