‘Temos noção do problema e estamos a trabalhar na resolução’ 

O jornal OPAÍS contactou a administração do Kilamba Kiaxi e, sobre este assunto, foi-nos indicado o director municipal do ambiente e serviços comunitários, António Casal, que conhece bem a casa, uma vez que foi, durante muito tempo, responsável da UTCOM. 

Reconheceu que a UTCOM enfrenta várias dificuldades, desde a manutenção dos meios, até os pagamentos dos salários, e que o administrador tem envidado esforços para resolver a situação. 

“Não fica bem, as pessoas saem das suas residências para o trabalho, e merecem serem pagos. O senhor administrador também tem família e tem consciência disto, por isso está a olhar para o assunto de uma forma muito séria, de maneira a que se minimize a situação. É um caso que já remetemos ao governo provincial”, disse. 

Dada a importância que tem a UTCOM para o município, disse, pelos serviços que prestam para a melhoria de vida dos cidadãos, a administração está atenta. “Apesar de neste período de três anos ter havido alguns pagamentos (de subsídios), penso não ser aquilo que mereciam, mas estão realmente com falta de salário há bastante tempo”, acrescentou.     

Quanto a questão do enquadramento à função pública, o entrevistado explicou que a princípio a unidade técnica foi criada como uma prestadora de serviços nas administrações municipais, daí que há esta preocupação da efectividade. Esta, segundo o responsável, e também outra preocupação do governo provincial para que sejam efectivos. 

“Todos os esforços estão a ser feitos para a resolução dos problemas dos funcionários. Esta é a luta de sua excelência senhor administrador, desde que entrou”, acrescentou. 

Já a questão da segurança social, foi chamada a responder esta preocupação a directora dos recursos humanos da administração, Dona Edna, que disse que têm os comprovativos de pagamento da segurança social, eles estão inscritos e que a administração tem pago esta obrigação. “Não com toda regularidade, mas temos pago, sim senhor”, esclareceu. 

leave a reply