“Até agora, tudo bem”, diz AstraZeneca sobre testes de vacina contra Covid-19

“Até agora, tudo bem”, diz AstraZeneca sobre testes de vacina contra Covid-19

A AstraZeneca (AZN.L) disse, nesta Quinta-feira, que está a ter bons resultados da sua vacina contra a Covid- 19, já na fase de testes de larga escala em humanos e vista amplamente como a líder na corrida por uma vacina contra o novo coronavírus.

A farmacêutica, a empresa britânica mais valiosa na bolsa de valores, também anunciou resultados que superaram as suas estimativas de venda e lucro para o segundo trimestre graças à comercialização intensa de uma linha diversificada de produtos.

A companhia registou lucro principal por acção de 0,96 dólar no segundo trimestre, superando a estimativa de analistas, que era de 0,93 dólar por acção.

“O desenvolvimento da vacina está a progredir bem. Até agora, recebemos bons dados. Precisamos mostrar a eficiência do programa clínico, mas por enquanto tudo vai bem”, disse o presidente-executivo da empresa, Pascal Soriot, numa teleconferência com a mídia.

A AstraZeneca já fechou acordos com países para fabricar mais de 2 milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, e diz que ela pode ser aprovada até ao final deste ano.

A candidata a vacina está a ser testada no Brasil em estudo liderado no país pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Nos últimos meses, a empresa empenhou-se no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid- 19, recebeu biliões de fundos governamentais, assinou vários acordos de distribuição e até foi tema de uma especulação sobre uma mega-fusão tudo isso sem descurar o seu negócio principal. Ela manteve as suas projecções para 2020, nesta Quinta-feira.

Ainda não existe nenhuma vacina aprovada para a doença causada pelo novo vírus, mas a da AstraZeneca é considerada por muitos como a principal candidata, depois que testes de estágio inicial em humanos mostraram que ela é segura e gerou uma reacção imunológica.