Suíça abre investigação criminal contra presidente da Fifa

Suíça abre investigação criminal contra presidente da Fifa

Um procurador especial que analisa as negociações entre o procurador-geral suíço, Michael Lauber, e o presidente da Fifa, Gianni Infantino, instaurou um processo criminal contra o chefe da entidade que controla o futebol mundial e solicitou aprovação para abrir um processo contra Lauber, disseram autoridades suíças, nesta Quinta-feira.

Na semana passada, Lauber pediu demissão depois de um tribunal concluir que ele havia acobertado uma reunião com Infantino e mentido aos supervisores, enquanto o seu gabinete investigava corrupção na Fifa.

Lauber e Infantino negam qualquer irregularidade. Lauber apresentou oficialmente a demissão na Terça-feira, informou o seu gabinete, com o último dia de serviço activo marcado para 31 de Agosto.

A autoridade que supervisiona o Gabinete do Procurador-Geral (OAG) de Lauber disse que o procurador especial, Stefan Keller, nomeado no mês passado para analisar queixas criminais contra os dois homens e outras pessoas, encontrou indícios de conduta criminal relacionada às reuniões. “Isso se refere a abuso de cargo público, quebra de sigilo oficial, assistência a infractores e incitação a esses actos”, disse o órgão de fiscalização AB-BA que supervisiona o OAG, em comunicado.

O OAG afirmou que Lauber dará declarações às comissões parlamentares, se necessário, e se recusou a fazer mais comentários.

A Fifa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.