Vietname diz que início de Agosto será “decisivo” para conter Coronavírus 

O Vietname está no meio de uma luta “decisiva” contra o novo coronavírus, disse o primeiro-ministro, na Segunda-feira, com o foco na cidade de Danang, onde as infecções apareceram em quatro fábricas, com uma força de trabalho cumulativa de 3.700 pessoas 

O Vietname, amplamente elogiado pelos seus esforços de mitigação desde que o coronavírus apareceu no final de Janeiro, enfrenta vários novos grupos de infecção ligados a Danang, depois de passar mais de três meses sem detectar nenhuma transmissão doméstica. 

“Temos que empregar força total para conter todos os epicentros conhecidos, especialmente os de Danang”, disse o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc à emissora oficial Vietnam Television (VTV), segundo autoridades do governo. 

“O início de Agosto será o tempo decisivo para impedir que o vírus se espalhe em larga escala”. O país de 96 milhões confirmou pelo menos 621 infecções, com seis mortes. As autoridades relataram, na Segunda-feira, um novo caso vinculado à cidade central de Danang, um ponto turístico onde o primeiro caso transmitido no país foi detectado em 24 de Julho, há 100 dias. 

A fonte do novo surto não é clara, mas espalhou-se para pelo menos 10 lugares, incluindo a capital, Hanói, e o centro comercial da cidade de Ho Chi Minh, infectando 174 pessoas e matando seis. 

Quatro casos foram detectados em fábricas em diferentes parques industriais em Danang, que empregam cumulativamente 77.000 pessoas, disse o jornal Lao Dong. O governo anunciou, no Sábado, que planeia testar toda a população de 1,1 milhão de pessoas de Danang, parte de “medidas sem precedentes”, para combater o surto. A cidade impôs um bloqueio na semana passada, proibindo o movimento dentro e fora da cidade e fechando os locais de entretenimento. 

Buon Ma Thuot, uma cidade planáltica, região produtora de café do Vietname, foi detida na segunda-feira, informou a mídia estatal. Vinte e três por cento das infecções mais recentes são assintomáticas, afirmou o governo em comunicado, o que significa que as pessoas infectadas com o vírus não apresentam sintomas da doença de Covid-19 que ele causa. 

Phuc disse que o novo surto pode ter um “impacto crítico” do que as ondas anteriores de infecção 

As autoridades disseram, no Domingo, que a cepa do vírus detectada em Danang era mais contagiosa e que cada pessoa infectada poderia infectar 5 a 6 pessoas, em comparação com 1,8-2,2 para infecções no início do ano.  

O Vietname realizou 52.000 testes para o coronavírus nos últimos sete dias, de acordo com uma análise da Reuters de dados oficiais. Os dados do Ministério da Saúde não incluem testes rápidos usados para triagem em massa. 

leave a reply

error: Conteúdo Protegido!