Gilberto Gil fala sobre fé e quarentena no ‘Conversa com Bial’ desta Quinta-feira

A conversa de Pedro Bial e Gilberto Gil começa com uma lembrança repleta de empatia. Logo no início da pandemia, em Abril

É já nesta Quinta-feira, dia 6, que Pedro Bial entrevista Gilberto Gil, uma das figuras mais prestigiadas da Cultura brasileira. O cantor e o apresentador engatam uma conversa que vai além da música, com reflexões sobre fé e vida em época de isolamento social. 

Na entrevista, Gilberto Gil também comenta sobre alguns momentos da sua trajectória profissional, as lembranças afectivas, além do racismo e família. A conversa de Pedro Bial e Gilberto Gil começa com uma lembrança repleta de empatia. Logo no início da pandemia, em Abril. 

O cantor e a sua neta Flor, filha de Bela Gil, emocionaram a todos quando interpretaram a canção italiana ‘Volare’, num gesto de solidariedade à Itália, que, na época, era o epicentro do novo coronavírus. 

Muito ligado à família, Gil aproveita a recordação e as imagens mostradas no programa para comentar o talento da herdeira e quando percebeu a sua veia artística: “Há uns três ou quatro anos”. 

E ainda: “A chamei para o palco assim que pude. Logo nas primeiras apresentações ficou muito claro o carisma suave que ela tem, a afinação e tudo mais. A repercussão positiva começou a aparecer e ela foi se animando”. 

Em isolamento social, Gil compartilha no programa parte da rotina e reflecte sobre a importância das plataformas digitais nesta era de pandemia. Questionado se conseguiria imaginar este momento sem a tecnologia, Gil afirmou: “Não dá para imaginar, nem no sentido da comunicação, o intercâmbio natural dos seres humanos, nem mesmo com relação ao desenvolvimento científico e técnico de compreensão e combate à pandemia”. 

Ainda durante a entrevista, Gilberto Gil e Pedro Bial trocam impressões sobre o real significado da fé, muito além da religião, e fazem uma reflexão sobre o papel da ciência, o sentido amplo da existência, e até mesmo sobre o medo da morte. 

Na conversa, o apresentador e o convidado também falam sobre a importância do perdão, após Pedro Bial contar um sonho que teve com o artista: “Você aparecia pregando o perdão’. Para Gil, tal acto é fundamental: “É quando você tem que se livrar da auto-condenação, não é? 

Se livrar dessa violência que a gente comete primeiro consigo. Se você não se perdoa nesse sentido, você não vai poder fazer isso em relação aos outros”. 

‘Conversa com Bial’ é emitida todos os dias de Segunda a Sextafeira às 23 horas no Globo HD, posição 10 da ZAP. Pode ainda aceder aos conteúdos Globo em Angola através do canal Globo ON, na posição 72 da mesma plataforma. 

leave a reply