Estilista Djamila Pereira quer conquistar mercado europeu com a marca de t-shirts “Africanitas”

A estilista cabo-verdiana Djamila Pereira está a preparar a divulgação, em Portugal, da marca de t-shirts denominada “Africanitas, depois do lançamento oficial no Cabo Verde Fashion Week (CVFW) em 2019, realizado em São Vicente

Djamila Pereira, que reside há nove anos em Portugal, disse que está a trabalhar na divulgação nas redes sociais, apontando a chegada às passarelas lusas, e estabelecer a marca em Cabo Verde e Angola como objectivos.

A marca “Africanitas”, que tem como base os padrões africanos e “Pano de Terra”, segundo a estilistas, é fruto das suas “vivências e paragens”, que passaram por Cabo Verde, onde nasceu, Brasil, onde estudou, Angola, onde viveu e Portugal onde reside há sete anos.

“Estas paragens me deram também inspirações e cores. Mas o pano de terra de Cabo Verde sempre chamou a minha atenção, as cores dos tecidos africanos com os seus padrões lindíssimos, a nossa gente africana com o cabelo natural, num dado momento, falou mais alto e fez vir ao de cima as Africanitas”, disse.

“Africanistas”, explicou, são “t-shirts com silhuetas africanas, cabelo afro com uma tiara ou turbantes, sempre usando padrões africanos, adaptadas à preferência dos usuários.

“A criação é o momento mais divertido e intenso, pois, depois de pronta as peças, uso estes padrões africanos para criar destaques, que podem ser um “Africanita” ou “Africanito”, esclareceu a também arquitecta.

As peças, avançou Djamila Pereira, que são feitas à mão, “trabalhadas uma a uma”, podem ser usadas tanto de forma formal com umas calças em tecido e um “blaser”, como informal, para um passeio. “Além das t-shirts, estou a trabalhar na moda praia e de ginástica rítmica, onde faço crochet e tecidos de licra com padrões africanos para os confeccionar. Ainda está a dar os primeiros passos, mas já tem confiança no andar”, acrescentou.

“São peças obrigatórias no nosso guarda-roupa, básicas e versáteis. Creio que toda a mulher deveria ser uma Africanita. O meu objectivo é oferecer um produto colorido, criativo e com pormenores, não esquecendo a qualidade”, indicou.

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