Carta do leitor: Afinal quem tem saúde em Angola?

Saúde é o bem-estar físico, emocional, social e não a mera ausência de doença. (OMS) O nosso país enfrentou um período muito longo de guerra, mas felizmente a paz chegou e hoje gozamos de 45 anos de independência e 18 anos de paz.

Muita coisas foi feita, mas afinal quem tem saúde em Angola?

Conforme a definição da OMS sobre Saúde, posso dizer que ninguém tem saúde. Os bairros sem saneamento, as pessoas vivem em zonas precárias que só recebem a visita de governantes em período pré-eleitoral para as campanhas, promessas atrás de promessas e continuamos doentes.

É inadmissível que em 45 anos de independência e 18 anos de paz, vermos pessoas a consumir água imprópria, pessoas comem no lixo, a tal inserção social está aonde? As pessoas são/estão frustradas, medicamento é um “The Best” de manhã, tarde e noite, não há emprego.

Nos hospitais, a humanização ainda há muito que melhorar. A educação em saúde para a comunidade não existe, o utente ainda tem que comprar o material para ser tratado porque se não comprar não receberá o devido tratamento; o próprio técnico de saúde furta os materiais (Indivíduo Saudável).

O tal governante nomeado para servir o povo de forma fidedigna, engana o povo achando que é o mais saudável, mas sinceramente também é outro doente. Estamos em época de pandemia e os esforços têm sido envidados para a contenção da pandemia no nosso país, mas as outras doenças que assolam o nosso país (Sociais, Ambientais, Económicas, etc.) não devem ser esquecidas.

Ortega Paulo Chiquemba Sanjimba

leave a reply