Kamala Harris estreia ao lado de Biden na campanha e critica Trump

Kamala Harris estreia ao lado de Biden na campanha e critica Trump

A senadora democrata Ka ma la Harris fez a sua estreia na campanha à Presidência dos Estados Unidos como vice de Joe Biden, nesta Quarta-feira, criticando o presidente Donald Trump pela sua resposta à pandemia do coronavírus, dizendo ser urgente derrotar o líder republicano.

Um dia depois de Biden convidá-la para se juntar à campanha, Harris e Biden compartilharam memórias sobre as suas conexões familiares e a agenda para a Casa Branca.

Harris, senadora pelo Estado norte-americano da Califórnia, rapidamente se prontificou a atacar Trump, dizendo que ele havia colocado os norte-americanos em perigo ao não levar a pandemia a sério, mergulhando os Estados Unidos numa crise económica ao mesmo tempo em que o país lida com casos de injustiça racial e social.

“Os Estados Unidos clamam por liderança, e ainda assim temos um presidente que se importa mais consigo mesmo do que com as pessoas que o elegeram, um presidente que está a tornar cada desafio que enfrentamos ainda mais difícil de resolver”, disse Harris. Biden, ao fazer a apresentação da sua vice, disse que havia feito “a escolha certa” ao trazer Harris para a campanha.

“Eu não tenho dúvidas de que escolhi a pessoa certa para se juntar a mim como a próxima vice-presidente dos Estados Unidos da América, e essa é a senadora Kamala Harris”, disse Biden ao introduzir a senadora, que estava sentada atrás dele no palco para assistir ao seu discurso.

“Ela está pronta para fazer esse trabalho. Estamos os dois prontos para trabalhar na reconstrução deste país”, disse o democrata.

Os dois apareceram juntos poucos dias antes de Biden aceitar formalmente a nomeação presidencial democrata na convenção do partido, que acontecerá na semana que vem e que será um evento maioritariamente virtual por conta da pandemia do coronavírus.

A convenção republicana, onde Trump será nomeado para buscar um segundo mandato de quatro anos, acontecerá uma semana depois e iniciará uma maratona de campanha de 10 semanas até às eleições do dia 3 de Novembro.

 Harris, de 55 anos, foi anunciada como a escolha de Biden, na Terça-feira, após um processo de selecção que foi acompanhado com interesse por conta da idade do candidato.

O ex-vice-presidente, de 77 anos, será o presidente mais velho da história caso ganhe a eleição, o que levanta especulações de que ele não concorreria à reeleição em 2024 caso seja eleito neste ano.

Harris, a primeira mulher negra e a primeira asiática-americana a integrar uma campanha presidencial norte-americana, é filha de imigrantes. A sua mãe é da Índia e o pai da Jamaica.