Mundiais de estrada cancelados

Mundiais de estrada cancelados

Os campeonatos mundiais de estrada em ciclismo, previstos para a semana de 20 a 27 de Setembro, foram cancelados pela organização devido a várias restrições ligadas à pandemia. As provas deveriam decorrer na Suíça, em d’Aigle-Martigny, mas as exigências sanitárias das autoridades federais suíças impedem que decorram.

De acordo com a lei vigente, manifestações que impliquem mais de mil pessoas estão proibidas até 30 de Setembro, pelo que a organização do mundial “se torna impossível”, dizem os organizadores.

“A organização dos campeonatos do mundo é impossível, tanto mais que 45 países estão sujeitos a quarentenas para entrada na Suíça a 8 de Agosto, o que não permitiria o evento com o impacto desejado, com 1200 corredores de 90 países”, lamentou a União Ciclista Internacional, em comunicado.

Todo o calendário de ciclismo teve de ser reagendado para o final do Verão e Outono, mas mesmo assim os constrangimentos decorrentes da propagação do Covid-19 têm efeitos nas provas.

Estas datas já haviam sido criticadas por o primeiro dia de competição coincidir com o último dia da Volta à França – este ano de 29 de Agosto a 20 de Setembro.