Carta do leitor : Pesquisa UN75

Carta do leitor : Pesquisa UN75

Por: Gregório José
Luanda

Analisando os dados iniciais da Pesquisa das Nações Unidas 75 feita com quase dez mil pessoas, e respondida por portugueses e brasileiros, é possível avaliar que a maioria tem pensamento comum de que é possível aos países unificarem suas metodologias de atendimento à saúde, principalmente em questões pandêmicas.

Contudo, é possível verificar que o entendimento geral é de que o mundo estará pior do que hoje em 2045. Será?

Se analisarmos remotamente a história verificaremos que, embora sempre vivamos em real perigo e com guerrilhas, combates e guerras, o mundo segue melhorando a qualidade de vida do ser humano.

Passamos por várias alterações de relações, seja de trabalho, familiar ou pessoal. Se fizermos um levantamento sobre primeira necessidade, é possível que encontremos pessoas em busca de mais gigas na sua navegação de internet do que em busca de oportunidades de trabalho.

Outro factor a ser notado nesta pesquisa é que ainda se fala em desigualdades, seja de gênero, raça ou religião. Mas, embora estejamos mais conectados, ainda preconiza os nossos préconceitos sobre determinados assuntos. Dentre eles as oportunidades “iguais” para todos.

Ainda há resquícios de que precisamos caminhar para melhorar. Um último dado interessante: 63% dos que responderam ao questionamento da ONU são mulheres. Isso demonstra que “elas” participam mais que os homens.