Avô e neto mortos por inalação de monóxido de carbono

Avô e neto mortos por inalação de monóxido de carbono

Dois cidadãos perderam a vida por inalação de monóxido de carbono, no Moxico, após adormecerem com o fogareiro aceso dentro de casa. O Serviço de Investigação Criminal, no Moxico, foi chamado a proceder à remoção de dois cadáveres do sexo masculino, cidadãos nacionais, um de 15 anos (neto) e outro de 75 anos (avô), por inalação de monóxido de carbono, ocorrido no bairro Sinai- Novo, periferia da cidade do Luena, na residência dos infelizes. O triste episódio ocorreu, segundo o pai do menor, quando o idoso, em companhia do seu nedeixa satisfeita a titular do sector da Educação, Luísa Grilo.

As equipas técnicas foram criadas a 28 de Junho do corrente ano para definição de estratégias por forma a garantir o funcionamento regular dos serviços de água e energia nas escolas, pelo que houve a necessidade de reunir com as partes envolvidas no processo do retorno das aulas, numa altura em que a cidade capital é o epicentro da pandemia da Covid-19, que assola o país e o Mundo. recções municipais de Educação, em quatro municípios, nomeadamente Cacuaco, Icolo e Bengo, Kilamba Kiaxi e Talatona, foram identificadas 42 escolas ligadas à rede pública. Foram ainda feitos levantamentos para a instalação de reservatórios de polietileno nas escolas dos municípios de Belas, Cacuaco e Cazenga.

Ao nível de todos os municípios foi feito conjuntamente com o director de Educação de Luanda um levantamento em todas escolas e o trabalho já está concluído e entregue às áreas competentes. A governadora sugere a elaboração de um relatório final para os passos subsequentes à sua materialização, sendo que a DNA e a EPAL estão já engajadas na sua elaboração até à próxima Quinta-feira, 10 de Setembro. Quanto à energia eléctrica, a situação afigura-se menos preocupante, tendo em conta o universo de escolas servidas pela rede eléctrica pública, uma descrição que to se encontravam no interior da residência a dormir com o fogareiro aceso, atendendo à temperatura baixa que se registou naquela cidade. Na manhã seguinte foram encontrados sem vida. Salienta-se que, os corpos foram depositados na morgue do Hospital Geral do Moxico, para ulteriores procedimentos.