Falta de mercado pode deteriorar 300 toneladas de farinha de milho na fazenda Agrikuvango

a falta de escoamento e mercado pode causar a deterioração de um total de 300 toneladas de farinha de milho, produzida na fazenda agrikuvango, no município do Kuvango, província da Huíla

A informação foi avançada em exclusivo pelo administrador do projecto agrícola vocacionado para a produção de cereais, como o milho, e leguminosas como feijão e soja. Rui Kaposse explicou que, além da comercialização do milho produzido na Fazenda Agrikuvango, o projecto instalou no local uma moageira para a sua transformação em farinha.

Segundo o administrador do referido projecto agrícola, a fazenda tem uma capacidade de produção estimada em nove mil toneladas por ano. “Temos uma pequena indústria de transformação de milho. No armazém estão 300 toneladas de fuba, por falta de escoamento. O mercado está saturado com este produto.

Recentemente, assistimos ainda a entrada de muita farinha de milho importada, o que em nada ajuda os produtores internos” disse. A par das medidas do fim da disponibilização de divisas do Tesouro Nacional para a importação de alguns produtos, Kaposse defende, igualmente, a necessidade de se implementar um certo limite na importação da farinha de …

 

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para [email protected] e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.

  • Se a Agrikuvango tem dificuldade em escoar um produto produzido em Angola e que tem concorrência de um produto importado então algo vai mal na gestão da Agrikuvango. Sabemos que muita da fuba que se consome em Angola é produzida na Europa, onde os salários são superiores a Angola. Como é que a Agrikuvango não consegue competir contra uma mercadoria que é produzida num país com salários mais elevados, que tem custos de importação em Angola (frete, impostos, etc)? Algo está errado. Não queiram limitar a importação para que os angolanos paguem mais pela fuba, só para que a Agrikuvango consiga colocar a sua fuba no mercado. A Agrikuvango que produza no preço correcto que de certeza não terá problemas de mercado.

leave a reply