OMS espera aumento de mortes na Europa nos próximos meses

OMS espera aumento de mortes na Europa nos próximos meses

A Organização Mundial da Saúde espera um aumento no número de mortes por covid-19 na Europa durante os meses de Outubro e Novembro, que serão “mais duros” por causa da pandemia. “Vai ficar mais difícil. Em Outubro e Novembro veremos uma mortalidade maior”, disse o director regional da organização na Europa, Hans Kluge, em entrevista à agência France-Presse (AFP), numa altura em que o número de casos registados dispara no velho continente, embora com um número de mortos diário quase estável.

“Estamos numa altura em que os países não querem ouvir este tipo de más notícias e eu compreendo”, acrescentou, enviando “a mensagem positiva” de que a pandemia “vai parar, num momento ou noutro”. A OMS Europa termina hoje, Terça-feira, 15, um encontro com os seus membros para discutir a resposta à pandemia e acordar uma estratégia de cinco anos. O alto funcionário da ONU avisou ainda os que acreditam que o fim da pandemia coincidirá com o desenvolvimento de uma vacina, ainda em desenvolvimento: “Eu ouço o tempo todo que a vacina vai acabar com a pandemia’.

Claro que não!”, afirmou Hans Kluge. “Não sabemos sequer se a vacina será eficaz em todas as camadas da população. Alguns sinais que estamos a receber apontam para que será eficaz para uns, mas não para outros”, sublinhou o médico belga, levantando a hipótese da eventual necessidade de desenvolver vacinas diferentes. “O fim desta pandemia será quando, como comunidade, aprendermos a conviver com ela. E isso depende de nós. É uma mensagem muito positiva”, disse.