Israel, Bahrein e emirados Árabes Unidos assinam acordo de paz nos EUA

Israel, Bahrein e emirados Árabes Unidos assinam acordo de paz nos EUA

Em Agosto, Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em normalizar as suas relações bilaterais, o que, entre outras coisas, fez com que Israel desistisse dos seus planos de estender a sua soberania sobre algumas áreas da Cisjordânia através da anexação de territórios.

Quase um mês depois, o rei do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa, anunciou, oficialmente, um tratado semelhante numa conversa telefónica o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro- ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

A cerimónia oficial de assinatura dos tratados de paz foi transmitida da Casa Branca ao vivo nesta Terça- feira (15), em Washington.

Durante a solenidade, Emirados Árabes Unidos e Bahrein se reconciliaram oficialmente com Israel, estabelecendo os acordos mediados pelos EUA.

Tais acordos pretendem contornar a questão da Palestina no sentido de criar uma solução de dois estados para o conflito com Israel e permitir uma reaproximação do Estado judeu com alguns dos seus países vizinhos.

Apesar das intenções de solução multilateral, os palestinos não participaram na feitura dos acordos e criticaram as iniciativas, assim como outros países na região, como o Irão e a Turquia. Os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein serão o terceiro e o quarto países árabes a reconhecer Israel, depois que o Egito e a Jordânia o fizeram em 1979 e 1994, respectivamente.-