Responsável quer rigor na gestão de resíduos sólidos

As empresas de recolha de lixo no município do Chitato, Lunda-Norte, foram, no Sábado, exortadas para o rigor na gestão correcta dos resíduos sólidos para promover o bem-estar e ambiente saudável das comunidades

O município do Chitato conta com seis operadoras que garantem a recolha de resíduos sólidos em três distritos urbanos. O chefe de departamento do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão dos Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários na Lunda Norte, Daniel Pequenino, destacou a necessidade da criação de um plano estratégico de gestão de resíduos por parte das operadoras e da administração municipal.

Falando na cerimónia de lançamento da campanha “Limpemos Angola”, o responsável denunciou as operadoras que depositam o lixo em locais impróprios (ravinas), acção que coloca em causa a saúde pública, uma vez que as águas residuais desaguam, muitas vezes, nas comunidades.

Relativamente à campanha “Limpemos Angola”, disse que visa sensibilizar a população a participar na melhoria do saneamento básico, através da educação ambiental, bem como abordar com as operadoras sobre modelos de recolha, gestão e depósito de resíduos sólidos.

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.

Faça já a sua subscrição!

Envie um e-mail para [email protected] e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.

leave a reply

O Pais

Deve ver notícias