“Livre” declara apoio oficial a Ana Gomes nas eleições presidenciais em Portugal

“Livre” declara apoio oficial a Ana Gomes nas eleições presidenciais em Portugal

O Partido Livre anunciou nesta Segunda- feira, 21, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado chegado à LUSA, o partido anunciou os resultados da consulta interna que teve lugar nos dias 18 e 19 de Setembro, “em que a antiga eurodeputada obteve uma esmagadora maioria dos votos (88,9%)”, que correspondem a 255 votos.

Em segundo lugar, com 9,88% (25 votos) ficou a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias, numa eleição que contou ainda com 3 votos em “restantes candidatos”, 16 brancos e 11 nulos. Os membros e apoiantes foram também questionados sobre se o Livre deveria ou não apoiar um candidato às eleições presidenciais, 91% dos membros votaram pelo “sim” e 9% , pelo “não”.

Na passada Quarta-feira, o Grupo de Contacto (Direcção) do partido tinha já recomendado aos seus membros e apoiantes a escolha de Ana Gomes como candidata a apoiar na corrida a Belém por considerar que a “área política de esquerda deve ser reforçada nestas eleições”. A seis meses do fim do mandato do actual Presidente da República, são já oito os précandidatos ao lugar de Marcelo Rebelo de Sousa.

São eles o deputado André Ventura (Chega), o advogado e fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves, o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, a eurodeputada e dirigente do BE, Marisa Matias, a ex-deputada ao Parlamento Europeu e dirigente do PS Ana Gomes, Vitorino Silva (mais conhecido por Tino de Rans), o ex-militante do CDS Orlando Cruz e a partir de hoje João Ferreira, do PCP.