Maduro: tour de Mike Pompeo pela América do Sul foi um fracasso

Maduro: tour de Mike Pompeo pela América do Sul foi um fracasso

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o périplo pela América do Sul do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, fracassou. “Mike Pompeo fracassou na sua tournée pela América do Sul, voltou de mãos vazias”, disse Maduro para a emissora estatal Venezolana de Televisión. Maduro descreveu a visita de Pompeo à Roraima como uma “palhaçada”. Segundo ele, não restaram mais famílias venezuelanas naquele Estado. “Pompeo foi à Roraima fazer palhaçada, lá não há venezuelanos.

Ele levou uma família que trabalha com ele para tirar uma foto e foi repudiado. Todos os sectores políticos repudiaram a visita de Pompeo e disseram que ele pretende usar o território brasileiro para fazer ameaças de guerra contra a Venezuela”, afirmou Maduro.

O Presidente da Venezuela acrescentou que a população brasileira repudiou a visita de Pompeo, por tentar usar o seu país como “quintal” e ameaçar a Venezuela. Esta semana, Maduro declarou que Pompeo, durante o seu périplo pela América do Sul, estaria a tentar articular uma aliança para iniciar uma guerra contra a Venezuela.

Pompeo, por outro lado, em declarações à imprensa, afirmou que Cuba, Rússia e Irão exercem uma “influência maligna” sobre Venezuela.

“Vamos tirar ele de lá”, declarou Mike Pompeo, nesta Sexta-feira (18), referindo-se ao Presidente da Venezuela, durante uma conferência de imprensa em Boa Vista, capital de Roraima, onde se reuniu com ochefe da diplomacia brasileira, Ernesto Araújo.