Novo accionista da TVI com ligações a Isabel dos Santos

Novo accionista da TVI com ligações a Isabel dos Santos

Segundo o jornal português, Correio da Manhã, Miguel Osório, um dos novos acionistas da Media Capital, proprietária da TVI,   tem ligações a Isabel dos Santos e liderou cadeia de supermercados da empresária.

O empresário do Norte foi, desde 2015 e até junho deste ano, CEO da rede de supermercados Candando, detida pela empresária angolana.

Antes, esteve ligado à Sonae durante quase 15 anos, empresa na qual chegou a ocupar o cargo de diretor de marketing e um lugar na administração.

A estação de Queluz revelou esta segunda-feira, que o presidente João Lourenço, autorizou a contratação de uma empresa de consultoria de Edeltrudes Costa, atual chefe de gabinete e braço direito do estadista.

Um dos negócios, de acordo com a TVI,  tinha como objetivo a modernização dos aeroportos angolanos e rendeu vários milhões de euros em contratos públicos, e o dinheiro acabou por ir parar a Portugal, onde foi utilizado para comprar casas de luxo em Sintra e Cascais.

Eldetrudes Costa terá ainda enviado  dinheiro para o Panamá, utilizando uma sucursal do então Banco Espírito Santo (BES) na zona franca da Madeira. Desde que João Lourenço assumiu o poder que Eldetrudes Costa é o seu braço direito, movendo-se há vários anos nos corredores do poder angolano, mesmo durante os mandatos de José Eduardo dos Santos, tendo sido ministro de estado e chefe da Casa Civil durante esse período.