Agência dos EUA terá normas mais rígidas para teste de vacina para Covid-19, diz jornal

Agência dos EUA terá normas mais rígidas para teste de vacina para Covid-19, diz jornal

A agência está a emitir orientações para maior transparência e confi ança do público, visto que especialistas em saúde estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de o governo Trump interferir no processo de aprovação, disse o Jornal. Segundo a reportagem, a FDA deve pedir aos fabricantes de vacinas que acompanhem os participantes no ensaio por uma média de pelo menos dois meses após receberem uma segunda injecção de vacina.

Vai também pedir que os testes identifi quem um número específico de casos graves de Covid-19, a doença causada pelo coronavírus, em pacientes tratados com placebo, disse o Jornal. Esperava-se que poucos produtores de vacinas tivessem resultados de testes definitivos antes da eleição.

A Pfizer disse que pode ter dados para revisão no fi m de Outubro. O cronograma possa atrasar com a nova orientação. A Moderna afirmou ser improvável ter dados em Outubro. O estudo da AstraZeneca nos EUA está paralisado enquanto se tenta determinar se um problema neurológico grave num participante no Reino Unido foi causado pela vacina.

Moderna e Pfi zer começaram os seus testes em 27 de Julho e levaram cerca de um mês para inscrever 15 mil pessoas, a metade do caminho para a inscrição planeada de 30 mil pessoas. Os testes são projectados para que as pessoas recebam a segunda injecção três ou quatro semanas depois.

Dois meses de acompanhamento tornariam improvável que as empresas tivessem dados sufi cientes antes de meados de Novembro.