Trump diz acreditar que eleições de 2020 vão acabar na Suprema Corte

Trump diz acreditar que eleições de 2020 vão acabar na Suprema Corte

Trump, que falou num evento na Casa Branca, disse que o senador republicano Lindsey Graham, que preside o Comité Judiciário do Senado, sequer precisaria realizar uma audiência para o nomeado à Suprema Corte e que o processo correria rapidamente. “Eu acredito que isso vá acabar na Suprema Corte, e eu acredito que é muito importante termos nove juízes”, disse Trump ao ser perguntado se um quadro completo de ministros era necessário para lidar com quaisquer disputas nas eleições marcadas para o dia 3 de Novembro entre ele e o democrata Joe Biden.

Trump projectou suas dúvidas sobre a integridade do processo eleitoral, dizendo, sem apresentar evidências, que o uso da votação por correspondência durante a pandemia do coronavírus levaria a fraudes. “Esse golpe que os democratas estão a tentar fazer é um golpe que irá para a Suprema Corte dos Estados Unidos, e eu acredito que uma situação em que os votos estejam empatados em 4 x 4 não é uma boa situação”, disse.

Apenas uma eleição presidencial norte-americana, a disputa entre o republicano George W. Bush e o democrata Al Gore, em 2000, teve seu resultado determinado pela Suprema Corte. Trump age com rapidez para indicar um sucessor para a juíza liberal Ruth Bader Ginsburg, que morreu na última Sexta-feira, e seus colegas republicanos no Senado dizem que poderiam promover uma votação antes das eleições. Isso selaria uma maioria conservadora de 6 a 3 no tribunal mais poderoso do país.