Chefe militar de Taiwan diz não ver sinais de que China se prepara para guerra

Chefe militar de Taiwan diz não ver sinais de que China se prepara para guerra

A democrática Taiwan criticou as manobras da China, que incluíram sobrevôos de caças na delicada linha média do Estreito de Taiwan, por vê-las como uma tentativa de intimidação. “Os comunistas chineses continuam os seus actos de provocação contra Taiwan, mas actualmente não há sinais mostrando que estão prontos para lançar uma guerra de escala total”, disse o Ministro da Defesa, Yen Defa, ao Parlamento.

Um sinal de ataque iminente seria a mobilização de tropas de partes da China continental no Leste, mas não existem indícios de que isto está a acontecer, acrescentou. As próprias forças de Taiwan estão a manter os seus preparativos de combate de tempos de paz e não intensificaram o seu estado de alerta, disse Yen, mas prometeu uma luta até ao último homem para defender a soberania e a democracia da ilha.

Na semana passada, em um aparente aviso à China, o Ministério da Defesa disse que as Forças Armadas de Taiwan têm direito à legítima defesa e ao contra-ataque em meio ao “assédio e ameaças”. Os militares taiwaneses são bem armados e bem treinados, mas não fazem sombra aos chineses, que estão a acrescentar novos equipamentos avançados, como caças anti-radar.

O Primeiro-Ministro Su Tseng-chang, que também falou ao Parlamento, disse que os agressores terão que pagar um preço alto, já que o povo de Taiwan defenderá a si mesmo e a sua terra com tenacidade. “Taiwan não cairia”, acrescentou Su, que já havia dito que brandiria uma vassoura para repelir um ataque chinês se fosse necessário e não tivesse outra escolha.

A China está irritada com o aumento do apoio dos Estados Unidos a Taiwan, o que incluiu a visita de duas autoridades graduadas: o secretário da Saúde, Alex Azar, em Agosto, e Keith Krach, sub-secretário de Estado para os Assuntos Económicos, neste mês. Os EUA, que não têm laços diplomáticos com a ilha, mas são seu principal apoiante, também planeiam novas vendas de armas a Taiwan.