Ensino superior defende retorno gradual e semi-presencial

Ensino superior defende retorno gradual e semi-presencial

Segundo a Angop, o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação orientou, através de um instrutivo, nesta terça-feira (29), as instituições públicas e privadas do ensino superior (IES) a determinarem  os cursos e turmas a retomar, de forma gradual e semi-presencial, às aulas a partir de cinco de Outubro. A orientação daquele departamento ministerial  determina  que as instituições devem remeter ao ministério o respectivo plano de retoma gradual, devendo determinar os anos, cursos ou turmas a retomar até ao dia 20 de Outubro.

As instituições de ensino estão, no entanto, sujeitas a criação de condições de biossegurança entre as medidas de protecção, o uso obrigatório das máscaras, testagem dos agentes educativos, distanciamento social e proibição de utilização dos espaços públicos das instituições.

O ministério orienta as IES a remeterem os projectos pedagógicos dos cursos a ministrar na modalidade de ensino semi-presencial, incluindo as demonstrações de condições para o efeito, até 90 dias após o reinício das aulas presenciais para a devida homologação.