TV Zimbo nega acusações de censura ao jornalista Carlos Rosado de Carvalho

TV Zimbo nega acusações de censura ao jornalista Carlos Rosado de Carvalho

A  TV Zimbo rejeitou hoje acusações de censura no fim da colaboração do jornalista Carlos Rosado de Carvalho com a televisão, assegurando que mantém uma linha editorial “de abertura” que não cede a “ameaças e gritaria”.

Em causa está o fim da colaboração do jornalista Carlos Rosado de Carvalho na rubrica de análise económica “Direto ao Ponto”, emitida habitualmente ao sábado no fim do Jornal da Noite, que está a ser interpretada em Luanda como um acto de censura da emissora.

A Comissão de Gestão da emissora explicou, em nota de imprensa, emitida na noite desta segunda-feira (5), que a escolha e aprovação dos temas sugeridos pelos colaboradores cabe “em primeira instância à direção de conteúdos informativos”. Acrescenta  que o “caso Edeltrudes Costa” não constava da pauta editorial da rubrica “Direto ao ponto” no dia 01 de outubro. Assinalando a “bastante insistência” com que Carlos Rosado Carvalho quis abordar o referido tema, os responsáveis da TV Zimbro manifestam-se “surpreendidos” com a recusa em abordar outro assunto e com o recurso às redes sociais para “fazer crer que na TV Zimbro se tinha instalado um clima de censura generalizada”.

A entidade gestora lamentou, por outro lado, a “forma precipitada” e baseada em “informações infundadas e irresponsáveis” como o SJA emitiu um comunicado a condenar “pseudo atos de censura” na emissora.

“A TV Zimbro reafirma, perante os telespetadores, o seu compromisso de prosseguir o processo de abertura responsável que lhe cabe, mantendo a sua linha editorial, mas sem ceder às vozes radicais, às ameaças e à gritaria de quem quer que seja”, refere a nota. “A democracia implica equilíbrio, serenidade e cumprimento de regras”, concluiu.

Com Lusa