António Domingos Amaro: ” O mal de Angola é que os partidos não se entendiam”

António Domingos Amaro: ” O mal de Angola é que os partidos não se entendiam”

Quem é António Domingos Amaro?

Sou um militante do MPLA desde os anos 50. Com 19 anos comecei a trabalhar nos Correios. Hoje tenho quase 82 anos.
Como é que nasce o sentimento nacionalista? Eu nasci e cresci no Bairro Operário. Sou um Kalu puro, mas os meus pais são do Nzeto. Tanto é que também falo kikongo, lingala, alemão e francês. Como lhe disse, comecei a trabalhar aos 19 anos, nos Correios, e aos 21 anos fui forçado a abandonar Angola. Manuel Pedro Pacavira, José Bernardo Domingos Kioza estavam presos. Na cadeia andaram a levar porrada e começaram a citar nomes à-toa para ver se desviavam a atenção dos tugas. Aconselhavam-nos a sair para a revolução, numa altura em que a UPA praticamente já tinha o Norte de Angola sob vigilância. Então, sou forçado a abandonar os serviços e algum tempo depois o MPLA mandou-nos clandestinamente para Praga, na Checoslováquia.

Quando é que parte concretamente para a Checoslováquia?

Fui para a Checoslováquia em 1961.

Viaja já em nome do MPLA?

Sim. Então, os Pacavira, Adolfo João Pedro, João Bernardo Domingos Kioza já estavam presos. Eu estive na mesma cela que eles.

Mas também é preso durante a revolução?

Sim, também estive preso na revolução por ordem de Agostinho Neto. Estive preso com mais duas pessoas que trabalhávamos mesmo no MPLA. Quando vamos a Checoslováquia, éramos 30. Toda a malta quis fazer um curso superior o que é normal, porque éramos todos filhos de pobres. Sete indivíduos, entre os quais eu, dissemos que queríamos fazer o curso de segurança e guerrilha para contrapor a UPA que tinha o Norte de Angola quase controlado. Não havia nenhum guerrilheiro do MPLA nem um militar.

Dos primeiros formados em segurança e guerrilha, eu sou um deles. Os outros ficaram a fazer os cursos superiores, como medicina, engenharias e outros. Então depois tivemos que vir para Kinshasa. Nesta altura, Agostinho Neto ainda estava na cadeia em Cabo Verde. Lúcio Lara viu a minha biografia, era neste momento o chefe para a Organização e Quadros. Estava o comité director do MPLA, com o Dr. Eduardo dos Santos, um malanjino, o Mário Pinto de Andrade, Viriato da Cruz, Dr. Videira, Gentil Viana e toda aquela malta que estudou em Portugal.

O Lúcio Lara diz que esta é a malta que veio da Checoslováquia e vai ajudar a abrir o interior de Angola. Mas ele diz: “o Amaro não vai porque tem uma situação especial”. A direcção do MPLA achou que eu deveria trabalhar com ele como sub-chefe da Organização e Quadros. Recebemos depois um telefonema. A outra malta entrou, mas eu fiquei a trabalhar. Eu já trabalhava, ia a Matadi, Boma, Banana. Tenho aqui um documento que espelha bem o trabalho que eu fazia.

Qual foi o telefonema?

Não fui eu quem recebeu o telefonema, mas sim a direcção do MPLA.

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.