Johnson & Johnson suspende testes de vacina contra coronavírus devido a doença inexplicável em voluntário

Johnson & Johnson suspende testes de vacina contra coronavírus devido a doença inexplicável em voluntário

A medida vem cerca de um mês depois de a AstraZeneca também suspender testes clínicos da sua vacina experimental contra o coronavírus, que usa uma tecnologia semelhante, devido ao adoecimento de um participante. Na Segunda-feira, a J&J disse que a doença está a ser investigada por uma comissão independente de monitoramento de dados e segurança, além dos médicos clínicos e de segurança do grupo norte-americano.

A empresa disse que tais pausas são normais em testes grandes, que podem incluir dezenas de milhares de pessoas. Ela acrescentou que a “pausa de estudo” voluntária na administração de doses da candidata a vacina é diferente de uma “suspensão regulatória” imposta pelas autoridades de saúde. Em Setembro, a AstraZeneca interrompeu testes de estágio avançado da sua vacina experimental contra o coronavírus desenvolvida com a Universidade de Oxford devido a uma doença inexplicável num participante do estudo britânico.

Embora os testes da AstraZeneca no Reino Unido, Brasil, África do Sul e Índia tenham recomeçado desde então, o seu teste nos Es-tados Unidos ainda está suspenso à espera de uma análise regulatória. As vacinas da J&J e da Astra- Zeneca se baseiam no chamado adenovírus, um vírus modificado inofensivo que instrui as células humanas a produzirem defesas contra o vírus.