General Kopelipa ouvido pela PGR

O ex-ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da república, general Hélder Viera dias “Kopelipa”, foi ouvido, ontem, pela Procuradoria- Geral da republica, para esclarecimento dos indícios de crimes de burla, falsificação de documentos e tráfico de influências de que está a ser acusado.

No mesmo processo, dirigido pelo magistrado Matos de Macedo dias, foi ouvido, Terça-feira, o general Leopoldino do Nascimento “dino”. de acordo com a direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (dNIAP), tutelada pela Procuradoria- Geral da república (PGr), existem “fortes indícios” de que os dois generais “tenham beneficiado dos negócios do Estado angolano com a empresa China International Fund (CIF)”.

Os implicados terão “beneficiado dos contratos que o Estado celebrou com o CIF, no âmbito do extinto Gabinete de reconstrução Nacional”. À época, Leopoldino do Nascimento era o antigo chefe das Comunicações do ex -Presidente José Eduardo dos Santos, e Hélder Vieira dias Júnior ex-ministro de Estado e chefe da Casa Militar (actual Casa de Segurança), também na governação de José Eduardo dos Santos. Ambos gozam de imunidade e não podem ser presos, preventivamente, antes do despacho de pronúncia, na fase de instrução contraditória.

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.

Faça já a sua subscrição!

Envie um e-mail para [email protected] e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.

leave a reply

O Pais

Deve ver notícias