Carta do leitor // Parabéns aos responsáveis do distrito de Camama

Há meses, isto é, no mês de Julho, aquando da vigência dos primeiros Decretos Presidenciais, que recomendavam a suspensão da maior parte das actividades laborais, em função do momento crítico que estávamos a viver, por culpa da Covid-19, fiz uma denúncia na rede social facebook, a dar conta que o grande trabalho e/ou projecto social a ser realizado no município de Talatona, distrito de Camama, na estrada que liga o distrito do Golfe 2 ao distrito urbano da Centralidade do Kilamba e vice-versa, estava a cair por terra.

Naltura escrevi qualquer coisa como o seguinte: (…) Depois de quase seis meses ou mais, entre um mês qualquer do ano de 2019 e o mês de Março do ano corrente, a estrada acima citada demonstrava outro brilho, uma nova beleza. Quem por aí passava, respirava novos ares, proporcionado por um projecto de arborização que, para muitos, foi uma mais valia. Porém, nos dias de hoje, o brilho, a beleza, os ares, parecem já não serem os mesmos. A pandemia “miou” a todos, incluindo ao jardim e bonitas árvores que aí existiam ou existem.

Tudo parou desde o mês de Março deste ano. Não tenho visto mais jovens jardineiros a cuidar daquela que seria uma grande alameda, um grande jardim, um grande arvoredo, enfim, uma grande pousada para leituras, conversas ou coisas similares. Está quase tudo seco… Inclusive, cheguei a desafiar algumas rádios, Tv’s, jornais, incluindo a própria Administração da área, a fazer uma radiografia, no sentido de apurar os factos.

Não sei se chegaram de lá ir. A verdade é que, passado um mês, após a denúncia, as plantações que aí existem, começaram a ganhar a cor original, estão a rejuvenascer. Hoje, quem passa por aí, nota que, independentemente do jardim ter secado, um novo
trabalho está a ser feito para salvar aquele bem público. Parabéns, aos responsáveis. É bom saber que somos “ouvidos”!
Valentino Frederico, estudante de Psicologia do Trabalho e das Organizações

leave a reply