Carta do leitor: Eleições autárquicas

Saudações, caro coordenador! A insistência na realização das eleições autárquicas este ano demonstra, infelizmente, que algumas organizações políticas parecem estar aquém das suas obrigações e das responsabilidades de que os angolanos precisavam. É verdade, sim, que num encontro, em Benguela, que não foi do Conselho da República, se aventou a hipótese de as eleições autárquicas serem realizadas no ano em curso.

De igual modo, começou-se pela criação de condições, o que, até ao momento, do ponto de vista legislativo, ainda não está concluído. Enquanto se luta pela realização, mesmo sem condições, o ideal seria que as principais forças políticas, incluindo algumas da oposição extra-parlamentar, começassem a negociar a discussão da última lei: a da Institucionalização das autarquias.

Conhecendo a rispidez com que os nossos partidos abordam os assuntos que têm a ver com uma maioria, já se sabe que dificilmente haverá entendimento entre  o MPLA e a UNITA, assim como os restantes integrantes do parlamento. A questão do gradualismo e a escolha dos municípios vai funcionar como combustível para alargar ainda mais dos prazos, contrastando assim com a pressa que alguns evidenciam neste momento. Gostaria de estar errado. O que falta nos remete para um processo semelhante que já vivemos no país.

Quando se discutia a Constituição da República de Angola, ainda na fase da Comissão Constitucional em que a oposição tinha uma posição que lhes permitia bater com o pé, perdeu-se uma soberana oportunidade de se escolher, por exemplo, os próprios governadores provinciais. Não tendo como impor ao MPLA os seus desígnios, o importante é que se consiga ao máximo um número significativo de municípios que possam albergar este processo. Bater com o pé, mesmo recorrendo à rua, poderá ser um jogo que em nada irá facilitar a oposição, com a UNITA à cabeça. Como se diz em determinados meios, na hora do voto, na Assembleia Nacional, ninguém segura o MPLA.

Leovigildo Carlos Ingombota

leave a reply

error: Conteúdo Protegido!