Governo dos EUA abre contra google maior processo anti-trust em 20 anos

O departamento de Justiça dos estados unidos e 11 estados do país entraram com uma acção anti-trust contra o google nesta Terça-feira, acusando a companhia de usar o seu poder de mercado para afastar rivais

O processo marca o maior caso antitrust numa geração, comparável ao processo contra a Microsoft movido em 1998 e ao processo contra a AT&T, de 1974, que levou à dissolução do Sistema Bell. O processo alega que o Google agiu ilegalmente para manter a sua posição nos mercados de busca e publicidade na Internet.

Ele afirma que “na ausência de uma ordem judicial, o Google continuará a executar a sua estratégia anti-competitiva, prejudicando o processo competitivo, reduzindo a escolha do consumidor e sufocando a inovação”. “O Google é agora a porta de entrada incontestável para a Internet a biliões de usuários em todo o mundo…

Para o bem dos consumidores, anunciantes e todas as empresas norte-americanas que agora dependem da economia da Internet, chegou a hora de parar a conduta anti-competitiva do Google e restaurar a concorrência”, afirma a acção. Quando questionado numa teleconferência sobre a acção específica a ser tomada, um funcionário do Departamento de Justiça disse: “nada está fora de questão”. Representantes do Google não comentaram o assunto. A companhia teve receita de 162 biliões de dólares em 2019, mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) de países como Hungria, Ucrânia e Marrocos.

leave a reply

error: Conteúdo Protegido!