Hélder Simbad e Lopito Feijóo representam Angola na Feira do Livro de Maputo-Moçambique

Hélder Simbad e Lopito Feijóo representam Angola na Feira do Livro de Maputo-Moçambique

Os escritores Hélder Simbad e Lopito Feijóo representam Angola na VI edição da Feira do Livro de Maputo, que hoje tem início na capital moçambicana, e, desta vez, em formato virtual, devido à pandemia da Covid-19. Abordado esta Quarta-feira, 21, pelo Jornal OPAÍS, sobre a sua participação na Festa do Livro, Hélder Simbad disse sentir-se feliz e valorizado, e que, no seu entender, o trabalho que tem sido feito em torno das Letras tem atravessado fronteiras.

“Representarei Angola a partir daqui, face ao novo contexto em que nos encontramos. Estarei num debate virtual, subordinado ao tema “Cartografias Literárias “ com Paulina Chiziane e outras figuras não menos importantes com as quais, sem sombras de dúvidas, aprenderei mais sobre Literatura”, disse. Indagado quanto ao tema proposto para a presente edição, Hélder Simbad disse acreditar que foi uma boa escolha, inteligente, adaptada ao novo cenário mundial.

“Vejo neste tema uma oportunidade de busca de novos factos literários e uma nova forma de estar dentro do próprio sistema literário”, justificou. Já no que à Literatura em Tempo de Pandemia diz respeito, adiantou que tem servido como resposta positiva aos desafios actuais, o que, em termos de criação, os autores têm aproveitado o confinamento para introspecção e recriação de obras já escritas.

Têm aproveitado o momento para leitura e têm, os que podem, acompanhado as actividades que se têm dado no espaço virtual que, na verdade, é o espaço possível atendendo ao contexto. “A minha única sugestão é, a partir das mais recentes experiências, criarem-se novos factos e tenho- me adaptado ao contexto para recriação de textos artísticos antigos. Tenho produzido crítica literária e aproveito pôr algumas leituras em dia”.

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.