Profissionais de comunicação capacitados sobre jornalismo comunitário

Profissionais de comunicação capacitados sobre jornalismo comunitário

O secretário-geral do Sindicato de Jornalistas, Teixeira cândido, entende que a qualidade do jornalismo que se faz nas redacções depende da formação permanente dos profissionais. depois de Luanda, a iniciativa será levada às províncias de cabinda, Benguela, Lunda-Sul e Namibe

Cerca de 20 jornalistas de diferentes órgãos de comunicação estão a ser capacitados em matéria de Direitos Humanos (DH) e jornalismo investigativo, numa iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) e a Rádio Ecclésia, que conta com o financiamento da União Europeia. A iniciativa visa apoiar e orientar os jornalistas que pretendem iniciar trabalhos de investigação na perspectiva de defesa dos DH das populações mais carenciadas do país, através do projecto “ A Voz do Jornalista”. Para o líder do SJA, actualmente há necessidade de os profissionais investirem no jornalismo de investigação para impulsionarem a resolução dos problemas sociais, culturais, políticos e económicos.

Teixeira Cândido admite que muitos órgãos não dispõem de condições financeiras para realizarem trabalhos de investigação com profundidade, mas explica que é este tipo de jornalismo que traz credibilidade à profissão e mostra soluções aos problemas das comunidades. “Temos que aprofundar mais o jornalismo de investigação porque este tipo de jornalismo esclarece, diferencia e consegue apresentar problemas para quem gere apresentar as soluções”, referiu.

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.

Faça já a sua subscrição!

Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra