Azerbaijão pronto para acordar cessar-fogo em Nagorno-Karabakh, diz Aliev

Azerbaijão pronto para acordar cessar-fogo em Nagorno-Karabakh, diz Aliev

Ilham Aliev, Presidente do Azerbaijão, afirmou que Baku está pronto para discutir um regime de cessar-fogo em Nagorno- Karabakh. “Sim, estamos prontos, tenho dito isso muitas vezes. Estamos prontos para chegar a um acordo sobre o cessar-fogo. Mas, ao mesmo tempo, a Arménia, o seu primeiro- ministro, devem declarar que estão comprometidos com os princípios estabelecidos, conjuntamente, pelos EUA, a Rússia e a França.

Há quatro dias (22], o primeiro-ministro arménio declarou que não há solução diplomática para o conflito de Nagorno- Karabakh”, disse Aliev no Sábado (24) numa entrevista ao canal Fox News. Acções militares continuam em Nagorno-Karabakh Anteriormente, o Ministério da Defesa do Azerbaijão anunciou que, na noite de Sábado (24) para Domingo, o exército do país tomou novas posições em três distritos de Nagorno-Karabakh: Khojavand, Gubadli e Lachin.

Por sua vez, um comunicado do Exército de Defesa de Nagorno- Karabakh na sua página do Facebook informa que “Actualmente, estão a ocorrer combates em todas as áreas da linha de frente. As unidades do Exército de Defesa continuam as operações para detectar e destruir grupos subversivos e de inteligência do inimigo”. Durante a noite, a situação na zona de conflito permaneceu estável mas tensa, continuando os disparos de artilharia de ambos os lados em algumas áreas.

“No início da noite, as forças inimigas voltaram a usar artilharia contra assentamentos civis, em particular contra as aldeias de Karmir Shuka, Tagavard, Gishi, Spitakashen, no distrito de Martuni, e Avetaranots, no distrito de Askeran”, indica o comunicado.-