Editorial: Prudência

Editorial: Prudência

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, no Palácio da Cidade Alta, o antigo líder da UNITA, Isaías Samakuva. Levando em consideração os eventos de Sábado, certamente que a questão central da audiência, como aliás o político haveria de esclarecer, foi sobre aqueles episódios nada agradáveis.

Samakuva, um diplomata de elevados pergaminhos, tem também no seu histórico político a organização de uma marcha pelo seu partido que pessoalmente liderou e, por força da intervenção das autoridades policiais, foi levado a abortar o evento.

Deste episódio, o político terá tirado importantes lições sobre como lidar com situações do gênero, que requerem calma, ponderação e diálogo. Acreditamos nós que a maturidade de Isaías Samakuva o impeliu a uma postura sensata e assim evitou que os desacatos que tiveram lugar no Sábado passado tivessem tido lugar.

Agora que vários sectores da sociedade angolana clamam por uma abordagem diferente, preferencialmente por via do diálogo, o antigo líder da UNITA vai, certamente socorrer-se, da sua estatura política e elevação moral para aconselhar a frenética juventude do seu partido a olhar para o país de outra maneira, aconselhando calma, ponderação, paciência e diálogo franco. O resto do debate continuará, certamente, na Assembleia Nacional, onde será decidida uma das reivindicações evocadas para dar suporte à manifestação da sociedade civil, apoiada pela UNITA. no último Sábado