Merkel quer fechar bares, academias e restaurantes para impedir a propagação do vírus

Merkel quer fechar bares, academias e restaurantes para impedir a propagação do vírus

A chanceler alemã, Angela Merkel, quer que os primeiros-minitros estatais concordem em fechar todos os restaurantes e bares a partir de 4 de Novembro, numa tentativa de conter as infecções por coronavírus, mas manter escolas e creches abertas, indica um projecto de resolução a que a Reuters teve acesso. Sob as novas restrições, as pessoas só poderiam sair em público com membros da sua própria casa e de uma outra família, diz a resolução. Acrescenta que as pessoas seriam punidas se infringissem a regra, mas não dava mais detalhes. Ele disse que um aumento exponencial das infecções em quase todas as regiões da Alemanha significava que muitas autoridades locais de saúde não podiam rastrear todas as infecções, por isso era necessário reduzir, significativamente, o contacto entre as pessoas agora na esperança de que restrições extensas não sejam necessárias durante o Natal.

Se os líderes dos 16 estados alemães concordarem com a proposta durante uma conferência telefónica, ainda nesta Quarta-feira, estúdios de fitness, discotecas e cinemas fecharão juntamente com teatros, casas de ópera e locais de shows. As lojas poderiam permanecer abertas se implementassem medidas de higiene e limitassem o número de clientes, enquanto os restaurantes só poderiam oferecer take aways. A Alemanha, amplamente elogiada por manter a sua taxa de infecção bem abaixo de outras grandes potências, na fase inicial da crise, agora enfrenta um aumento mais rápido do que o esperado nos casos, com os dados mais recentes de Terça-feira a mostrarem que os casos aumentaram de 11.409 para 449.275.

Até agora, o governo fez questão de evitar um segundo bloqueio nacional, após uma paralisação inicial no início deste ano, que atingiu, fortemente, o crescimento económico. Mas Merkel alertou, na Terça-feira, que o sistema de saúde da Alemanha pode atingir o ponto de ruptura se as infecções por coronavírus continuarem a subir em espiral e o ministro da Economia, Peter Altmaier, disse que a Alemanha provavelmente atingiria 20.000 novas infecções por dia até ao final da semana. Altmaier disse à emissora alemã ARD na Quarta-feira: “Estamos numa situação muito difícil da pandemia – os números de infecção estão a explodir e isso está a ameaçar a capacidade do sistema de saúde e, portanto, as vidas humanas para que os políticos tenham que agir”.

O projecto dizia que o governo federal queria fornecer ajuda financeira às empresas afectadas pelos encerramentos, acrescentando que um conceito para isso seria apresentado na Quarta-feira. Ele disse que apenas estadias “necessárias e especificamente não turísticas” durante a noite seriam permitidas e bordéis, piscinas, estúdios de cosméticos, salões de massagem e estúdios de tatuagem teriam que fechar as portas, mas serviços de fisioterapia e cabeleireiros poderiam ficar abertos. Se aprovadas, as medidas se aplicariam em todo o país até ao final de Novembro, com os líderes reunidos duas semanas após a implementação para consultar se os ajustes são necessários.