BNA reforça supervisão das instituições financeiras

BNA reforça supervisão das instituições financeiras

O Banco Nacional de Angola (BNA) lançou o Módulo de Gestão de Reclamações do Portal do Consumidor Bancário, direccionado às instituições financeiras não bancárias em funcionamento em Angola.

Com o lançamento do referido Portal do Consumidor, o Banco Central, como supervisor, passa a controlar e a interagir mais, no formato digital, com os consumidores de produtos e serviços financeiros disponíveis pelas instituições não financeiras, sociedades de micro-crédito, locação financeira, casas de câmbio, prestadoras de serviços de pagamentos e cooperativas de crédito.

De acordo com uma nota divulgada, ontem, o BNA garante auxiliar as instituições financeiras não bancárias na melhoria dos serviços e produtos que oferecem aos seus clientes.

A ferramenta facilita, entre outros serviços, a abertura e classificação de processos, registo de reclamações, produção de indicadores, bem como o arquivo documental de reclamações, em conformidade com o Aviso n.º 12/2016, de 5 de Setembro – Políticas de Protecção dos Consumidores de Produtos e Serviços Financeiros. A referida norma estabelece as regras e procedimentos a serem observados na comercialização dos mesmos, visando consolidar o reforço da supervisão do BNA à conduta das instituições financeiras.