Carta do leitor: A desobediência e a vida em perigo

Carta do leitor: A desobediência e a vida em perigo

O último Decreto Presidencial nº. 229/20 de 8 de Setembro, art. 31 que fala sobre os Transportes colectivos de pessoas e bens, prevê uma lotação máxima de até 75%, quer seja para os privados quer seja para os transportes públicos. O Decreto que prevê a lotação máxima de 75% é novo, mas a prevaricação deste e o anterior, que previa a lotação de 50% há muito se pratica. O que talvez muitos não sabem e se sabem, fingem não saber é que, diante das autoridades competentes, como é o caso da Polícia Nacional, tudo parece correr bem, parece estar a se cumprir, mas não. E por que é que nos olhos das autoridades policiais, tudo parece correr bem? Porque os motoristas “fintam” e os passageiros colaboram.

As razões por que colaboram, devem ser sabidas. Ora, uma parte considerável de candongueiros e autocarros das empresas que exercem trabalhos de transporte colectivo na cidade capital, exercem-no excedendo a lotação máxima recomendada, isto é, matendo todos os bancos ocupados e levando tantos outros passageiros em pé, pedindo as estes que baixem, ao se aproximar junto dos controlos ou esquadras policiais. Uns, como é o caso dos mini-autocarros que têm a parte interior coberta de cortinas, têm sido os maiores praticantes desta má acção.

Uma acção que em nada abona o bem-estar físico e/ou psicológico do indivíduo, se considerarmos que, os passageiros ao subirem nos transportes públicos, precisam estar distanciados e despreocupados com o inimigo invisível, a covid-19. Para os vulgos azuís e branco, a realidade tem sido quase a mesma, principalmente no período nocturno, onde a  ausência dos agentes de trânsito é mais notável. O meu apelo vai para as autoridades competentes, no sentido de actuar com rigor, de modo a desencorajar tais práticas, que visivelmente é um atentado às medidas de biossegurança. Aos nossos táxistas e não só, abaixo a desobediência!

POR: Valentino Frederico,
estudante de Psicologia do
Trabalho e das Organizações