Jornalistas testados à covid-19 no Zaire

Jornalistas testados à covid-19 no Zaire

Na província do Zaire cinquenta jornalistas foram submetidos a testes rápidos da Covid-19, esta segunda-feira (16), no quadro das medidas de prevenção e combate à pandemia.

Tratou-se de uma testagem de rotina aos profissionais e funcionários administrativos do sector de iniciativa do Gabinete Provincial da Comunicação Social em parceria com a Comissão Provincial Multissectorial de Resposta à Covid-19.

As regras sanitárias determinam que, em caso de reactividade, os visados deverão voltar a ser testados desta feita através de zaragatoas para serem enviadas aos laboratórios de biologia molecular em Luanda para a sua confirmação. A primeira recolha foi feita em Abril deste ano, sem se registar casos positivos.

O director do Gabinete Provincial da Saúde, João Miguel Paulo, considerou a classe jornalística como grupo de risco, daí a necessidade da sua testagem periódica. Avaliou como preocupante a situação da Covid-19 na região, que nesta altura totaliza 223 casos confirmados, com 24 activos, 196 recuperados e três óbitos.