O 14.º Plano Quinquenal Chinês trará Excelentes Oportunidades ao Mundo

O 14.º Plano Quinquenal Chinês trará Excelentes Oportunidades ao Mundo
Por: Gong Tao, Embaixador Chinês 
As boas notícias não param por aí. O Partido Comunista da China convocou, recentemente, a Quinta Sessão Plenária do 19.º Central e apresentou o “14.º Plano Quinquenal” e objectivos de longo prazo até 2035, que inaugurou uma nova era de construção de um país socialista moderno. O Plenário resumiu as conquistas do desenvolvimento social da China durante o período do 13.º Plano Quinquenal.
O Partido Comunista da China e o governo chinês sempre aderiram à filosofia de desenvolvimento centrado no povo. Durante o período do “13.º Plano Quinquenal” (20162020), a modernização do sistema de governança nacional da China acelerou-se. O Produto Interno Bruto per capita ultrapassou 10 mil USD e a contribuição da China para o crescimento económico mundial atingiu 30%.
As principais conquistas científicas e tecnológicas da China continuam a surgir, tais como o sistema global de navegação por satélite Beidou-3 foi oficialmente inaugurado, a sonda Chang’e-4 pousou na lua e a construção da rede 5G foi globalmente implementada. A classificação da capacidade de inovação da China subiu para a 14.ª posição no mundo. O PIB chinês ultrapassará mil biliões de RMB em 2020, e 55,75 milhões de habitantes rurais serão retirados da pobreza. O ambiente ecológico será significativamente melhorado, enquanto a abertura para o mundo exterior continuará a expandir e a construção conjunta do “Cinturão e Rota” alcançará resultados frutíferos. Entrando no “14.º Plano Quinquenal” (2021-2025), a China implementará o novo conceito de desenvolvimento, com o foco na promoção do desenvolvimento de alta qualidade e aprofundando a reforma estrutural. Vamos melhorar o nível de modernização da cadeia industrial e da cadeia de abastecimento, acelerar o desenvolvimento de indústrias emergentes estratégicas e indústrias de serviços modernas, promover a integração profunda da economia digital e da economia real e melhorar a qualidade económica, eficiência e competitividade central. Também aceleraremos a promoção do desenvolvimento verde e de baixo carbono, promoveremos a transformação verde de sectores-chave e áreas importantes.
Continuaremos a melhorar a qualidade ambiental, melhoraremos de forma abrangente a eficiência de utilização de recursos e faremos a contribuição da China para enfrentar a mudança climática global. O Plenário apresentou o objectivo de longo prazo de basicamente alcançar a modernização socialista até 2035. Isto é: o tamanho económico, a capacidade científica e tecnológica da China e a força nacional abrangente aumentarão rapidamente e entrarão na vanguarda de um país inovador. Iremos construir um sistema económico moderno, realizar a modernização do sistema de governança nacional dum modo geral, a qualidade nacional e a civilização social atingirão novos patamares.
O ambiente ecológico melhorará fundamentalmente e a meta de construir uma bela China será praticamente alcançada. Um novo padrão de abertura será formado e novas vantagens em participar da cooperação económica internacional e da competição significativamente aumentadas. Em suma, o PIB per capita da China atingirá o nível dos países moderadamente desenvolvidos e a vida das pessoas continuam a melhorar. Todas as pessoas farão um progresso mais óbvio e substantivo na prosperidade colectiva. Caros amigos, a Quinta Sessão Plenária do 19.º Comitê Central tomou providências importantes para o desenvolvimento da China no futuro.
A China continuará a aderir ao caminho do desenvolvimento pacífico, aderir à reforma e abertura e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. A China dará o máximo às suas vantagens de mercado em escala gigantesca e ao potencial da demanda doméstica para construir um novo padrão de desenvolvimento em que os duplos-ciclos domésticos e internacionais se promovam mutuamente e o transformam no impulso para fortalecer a cooperação mutuamente benéfica com países do mundo, incluindo Angola.
Há poucos dias, foi realizada a terceira Expo International de Importação em Shanghai da China, onde participaram
algumas empresas e produtos de cerveja e bebidas da Angola. São muito bem vindos à China os produtos angolanos de alta qualidade, e vamos incentivar empresas chinesas a investirem em Angola.
Juntos promoveremos a construção de iniciativa de “Cinturão e Rota”, e implementaremos os projectos definidos no Fórum de Cooperação China-África. Vamos trabalhar juntamente para fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, aprofundar a integração de interesses e dar as boas-vindas a um melhor futuro para a China e Angola.